IICA reúne startups do agro no lançamento da 4ª edição da Semana da Agricultura Digital
Cada vez mais adaptados à realidade brasileira, drones impulsionam a agricultura de precisão na 30ª Agrishow

Desde 2022, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) reúne empresas dos 34 países membros que trabalham com soluções inovadoras na agricultura para a 4ª Semana da Agricultura Digital. Embora o evento aconteça na semana de 22 de setembro, o IICA realizará no dia 6 de maio (terça-feira), às 19h (horário de Brasília), um webinário gratuito de apresentação da Semana para os interessados.
As Agtechs que participarem do encontro virtual poderão conhecer e tirar dúvidas sobre o cronograma, os eixos temáticos, as atividades previstas e detalhes da convocatória para quem deseja participar do evento presencialmente em San José, Costa Rica. Todos os interessados podem se inscrever gratuitamente no link: https://lnkd.in/djQqdg2P.
A Semana da Agricultura Digital é um evento anual promovido pelo IICA, que visa reunir os principais atores do ecossistema de inovação digital no agronegócio, promovendo o diálogo e o desenvolvimento de soluções tecnológicas. *IICA Brasil - [email protected]
O evento tem como objetivo acelerar a digitalização no setor agrícola, promovendo a colaboração entre agtechs, pesquisadores, governos e outros stakeholders. Saiba mais em https://iica.int/pt

Cada vez mais adaptados à realidade brasileira, drones impulsionam a agricultura de precisão na 30ª Agrishow - Os drones, que a cada ano ganham mais espaço na Agrishow, a principal feira de tecnologia para o agronegócio da América Latina, são a face mais visível da revolução no campo impulsionada pela agricultura de precisão, um sistema que começou a se tornar realidade no Brasil a partir da década de 1990, com a popularização do GPS.
De acordo com dados divulgados em 2024 pela Mordor Intelligence, o Brasil atingiu, em 2024, a marca de 5,26 mil drones agrícolas em operação. Embora a fabricação desses equipamentos ainda seja um segmento dominado por multinacionais estrangeiras, é a criatividade e a capacidade técnica empregada por empresas brasileiras que fazem esses aparelhos cada vez mais adaptados às necessidades de produtores rurais de todas as regiões do país.
"Fabricantes de drones agrícolas e desenvolvedores de soluções baseadas nesses equipamentos terão presença crescente na Agrishow. E aqui na feira percebemos como empresas brasileiras, incluindo as startups, desenvolveram uma relação muito proveitosa com as principais marcas do mercado. Um dos resultados dessa relação é a certeza de que teremos soluções cada vez mais eficientes e adequadas à realidade do produtor rural brasileiro", analisa João Marchesan, presidente da Agrishow.
Controle total no celular e tanque de 70 litros - A Xmobots, que é expositora da 30ª Agrishow, desenvolveu uma plataforma que permite que o produtor rural defina detalhes da pulverização feita com drones, como limites de vento, temperatura, umidade e taxa de aplicação. Quando a tarefa é concluída, o sistema apresenta um relatório técnico para que o produtor rural verifique se todas as condições planejadas para a operação de pulverização foram atendidas.
Além da flexibilidade de adaptação ao cenário brasileiro, outro fator que tem tornado os drones agrícolas cada vez mais atrativos e eficientes é o aumento da capacidade de carga. A Case IH trouxe para a Agrishow um drone de pulverização com capacidade de 70 litros, a maior do mercado. Outra vantagem desse drone destacada pelo fabricante é o fato de o aparelho necessitar apenas de uma só pessoa para o monitoramento, troca de baterias e abastecimento. *Gabriela Salazar - [email protected]/[email protected]