A Termotécnica foi reconhecida no 26º Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental, com menção honrosa na categoria médias e grandes empresas, pelo projeto ?Reciclar EPS ? da logística reversa a novos produtos?. O case mostra a trajetória pioneira da empresa ao estruturar uma rede de parceiros e investir na reciclagem do EPS pós-consumo, transformando um material antes rejeitado nas coletas seletivas em um insumo reciclado valorizado no mercado. O resultado do programa contabiliza mais de 44 mil toneladas de EPS recicladas, cerca de 1.000 pontos de coleta do material em várias regiões do país e geração de emprego e renda para cerca de 5.000 famílias. 3ha2e
O programa Reciclar EPS contempla serviços de logística reversa e reciclagem, ampliando o ciclo de vida dos materiais, evitando a exploração de novos recursos finitos e contribuindo para circularidade do material e preservação do meio ambiente. O EPS é um exemplo de que o plástico pode conviver em harmonia com o desenvolvimento sustentável. O produto não representa riscos à saúde e ao meio ambiente, é composto por 98% de ar e é 100% reciclável com baixo consumo de água e energia. Não contamina o solo, o ar e a água e por ser extremamente leve pode reduzir a pegada de carbono nos transportes quando comparado com outros materiais. A reciclagem do EPS gera uma nova matéria-prima, denominada Repor® - marca de poliestireno reciclado da Termotécnica -, utilizado na fabricação de rodapés, vasos, decks, cabide, entre outros produtos.
De acordo com Albano Schmidt, presidente da Termotécnica, a conquista de um reconhecimento como o da Fiesp ?reforça a missão da empresa de promover uma mudança cultural no Brasil, buscando a conscientização coletiva de que o EPS é um plástico reciclável que precisa ser descartado de forma correta para ter seu ciclo de vida prolongado?.