Estamos ando por um novo padrão de clima, alerta meteorologista que estará no 7º Vitis Aurora
Marco Antônio dos Santos, da Rural Clima, apresentará palestra sobre Tendências para a fruticultura e viticultura da safra 25/26, em Pinto Bandeira (RS), na próxima quinta-feira (15)

As mudanças climáticas são uma realidade e cada vez mais têm impactado o produtor rural. Estiagens e inundações severas, temperaturas extremas, tanto de frio quanto de calor, exigem cuidados e um olhar cada vez mais atento para a agricultura. Esse tema estará em pauta durante o 7º Vitis Aurora, que ocorre na próxima semana, de 13 a 15 de maio, das 8h às 17h30, na unidade da Cooperativa Vinícola Aurora, em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha.
Na quinta-feira, (15), a feira gratuita que aguarda cerca de 5 mil visitantes, entre agricultores, estudantes e profissionais da agronomia e enologia, contará com a palestra 'Tendências climáticas para fruticultura e viticultura - safra 25/26', com o meteorologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos.
"Estamos ando por um padrão novo de clima. De uma forma global, vemos que realmente tudo é impactado. Se o produtor quer se manter na profissão por mais tempo, terá que olhar com muita cautela para as mudanças climáticas", alerta o especialista.

Para a safra 2025/2026, o meteorologista enfatiza que a expectativa é de clima neutro, sem a influência direta dos fenômenos El Niño ou La Niña. Essa condição, segundo Santos, tende a favorecer estados como Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com chuvas mais bem distribuídas e temperaturas mais amenas, especialmente no segundo semestre de 2025.
"No entanto, mesmo com neutralidade, há riscos. A probabilidade de estiagens na virada da primavera para o verão existe, e geadas fora de época também não estão descartadas, já que teremos entradas mais frequentes de massas de ar polar. Culturas sensíveis como a uva e frutas em geral estão sentindo os efeitos das mudanças e serão áreas em que essa nova realidade climática se fará sentir com força. Por isso é fundamental entender e se preparar para essas mudanças", reforça.

Com base nos últimos ciclos, o meteorologista reforça a importância do manejo preventivo, visto que mesmo em anos neutros, é essencial cuidar do perfil de solo, manter boa cobertura vegetal, fortalecer a planta tanto fisiologicamente como hormonalmente, e se antecipar quanto ao controle de pragas e nutrição adequada.
Santos alerta que eventos extremos serão mais frequentes nas próximas safras. Ele afirma que, por esse motivo, é preciso tomar decisões com base em dados, previsões confiáveis e orientação profissional", diz.
"E é desta forma que o setor Agrícola da Vinícola Aurora trabalha, baseado em dados, entendendo o comportamento do clima, para depois traçar todo o manejo do vinhedo dos associados durante todo o ciclo produtivo, até a colheita. O objetivo é sermos cada mais assertivos na produção final da uva, pela necessidade da cooperativa de elaborar seus rótulos com excelente qualidade", complementa o gerente Agrícola da Cooperativa Vinícola Aurora, Maurício Bonafé.
SERVIÇO
O que: 7º Vitis Aurora - Quando: 13, 14 e 15 de maio de 2025, das 8h às 17h30
Onde: unidade da Cooperativa Vinícola Aurora em Pinto Bandeira (Linha 28, 1150 - Zona Rural / https://maps.app.goo.gl/a7qDjuQWEAAhGjaG9)
Valor: entrada franca - Público-alvo: agricultores, estudantes e profissionais da agronomia e enologia - Mais informações: (54) 3455 2000.
Programação:
13/05 (terça-feira)
10h30 - Abertura da VII Feira Vitis Aurora
13h - Palestra: Soluções Financeiras para Viticultura - Banrisul
14h15 - Startup: Apresentação de solução tecnológica
15h - Palestra: Bioestimulantes, aplicações e resultado na videira - Adama
16h15 - Startup: Apresentação de solução tecnológicas
14/05 (quarta-feira)
8h30 - Mesa redonda: A força feminina no Cooperativismo e no Agro: cultivando mudanças e colhendo progressos - Sistema Ocergs
10h30 - Palestra: Implementação de novas ferramentas Bayer para otimizar a produção dos vinhedos - Uniagro/Bayer
11h45 - Startup: Apresentação de solução tecnológica
13h - Palestra: perspectivas e tendências globais do agronegócio, com Vitor Dalla Corte - Economista e Doutor em Agronegócio pela UFRGS
15h - Palestra: Linhas de credito rural, perspectivas e panorama - Sicredi
16h15 - Startup: Apresentação de solução tecnológica
15/05 (quinta-feira)
8h30 - Mesa redonda: Juventude no campo: Inovação, Sustentabilidade e o Futuro da Agricultura
11h - Palestra: Segurança na operação de máquinas e implementos agrícolas - Tramontini/Antônio Carraro
12h15 - Startup: Apresentação de solução tecnológica
13h30 - Palestra: Tendências climáticas para fruticultura e viticultura, safra 25/26, com meteorologista Marco Antônio dos Santos, da Rural Clima
*Camila Ruzzarin - camila@mcombr.com.br/Atendimento/Rosângela Longhi: [email protected]/Coordenação - Cassiano Farina: [email protected]
MCom Comunicação (@mcomcomunicacao)