Notícias do Pomar

Começou a safra da atemoia no Brasil

A fruta em formato de coração conquista espaço no mercado brasileiro


Em abril começa a colheita da atemoia, fruta de sabor adocicado e textura cremosa que vem ganhando espaço na mesa dos brasileiros.

Resultado do cruzamento entre a cherimoia e a fruta-do-conde, a atemoia tem formato de coração, lembrando a fruta-do-conde, mas apresenta polpa mais macia e menos sementes. Sua doçura equilibrada e leve toque cítrico fazem dela uma opção versátil, consumida in natura ou em preparações como sucos e sobremesas. 

Como surgiu a atemoia?De acordo com o boletim técnico "A Cultura da Atemoia", sua origem se deu nos Estados Unidos, por volta de 1908. Segundo a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, a fruta é relativamente nova para os brasileiros. Consta no boletim que há relatos de que foi introduzida no Brasil em 1950, em São Bento do Sapucaí (SP) e, posteriormente, em Caçapava (SP).

A partir dessas localidades, se espalhou e, hoje, o país já é um dos principais produtores de atemoia, inclusive com bom volume de exportação, conta o assistente agropecuário Luiz Leitão, coordenador da Cati Itapetininga, que atua na articulação dos diferentes atores da cadeia produtiva da fruta.

Os estados de São Paulo e Minas Gerais respondem por 47,1% e 45,6%, respectivamente, do total de frutos cultivados no país, conforme dados do Censo Agropecuário do IBGE de 2017. Em São Paulo, a produção está concentrada em municípios como Pilar do Sul, Itapetininga, Paranapanema e São Miguel Arcanjo.

Comments