Chiquita apresenta variedade inovadora de banana resistente a doenças
Estes ensaios serão um teste fundamental para confirmar a viabilidade comercial desta nova variedade

A Chiquita, em parceria com KeyGene, MusaRadix e Wageningen University and Research (WUR), desenvolveu Yelloway One, o primeiro híbrido de banana resistente ao Fusarium R4T e parcialmente resistente à Sigatoka Negra.
Estas doenças fúngicas devastadoras estão entre as ameaças mais significativas à produção global de banana, tendo já custado à indústria da banana centenas de milhões de dólares anualmente.
Por meio de comunicado, a Chiquita detalhou que a variedade foi desenvolvida no âmbito da iniciativa Yelloway, que busca gerar variedades de banana resistentes a doenças que colocam em risco o abastecimento global da fruta, mantendo a aparência, a textura e o prazo de validade da querida banana Cavendish.

Yelloway One é o primeiro do gênero e considerado um marco para o cultivo da banana.
O sucesso do programa de melhoramento de Yelloway na produção de uma variedade com resistência natural a estes patógenos destrutivos representa um grande avanço na produção sustentável de banana, oferecendo uma solução há muito esperada para a indústria.
As plantas estão atualmente se aproximando das fases de floração e frutificação em estufa e em breve serão submetidas a testes de campo nas Filipinas e na Indonésia, regiões severamente afetadas pelo TR4 e pela Sigatoka negra.
Estes ensaios serão um teste fundamental para confirmar a viabilidade comercial desta nova variedade.
O projeto Yelloway foi lançado em 2020 e combina investigação científica de ponta com tecnologias avançadas de melhoramento genético para criar variedades resistentes a doenças e a pressões ambientais.
Yelloway One é o resultado de três anos de intensa pesquisa e colaboração, liderada pelo Dr. Fernando García-Bastidas da KeyGene. *PortalFruticola - 30/09/3034 - *Fotografias Chiquita.