Revista Pesquisa & Tecnologia, da APTA Regional, homenageia autores de trabalhos mais ados
Com foco no produtor rural, publicação traz informação acadêmica em linguagem próxima ao cotidiano do campo; Uma delas é Verdades e Mitos da Fruticultura

Voltada à publicação dos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores da APTA Regional, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, e colaboradores, a Revista Pesquisa & Tecnologia (P&T) entregou uma placa comemorativa aos autores dos cinco artigos mais ados em sua plataforma online, ativa desde 2004. Aliando temas de interesse da população e qualidade acadêmica, os artigos premiados receberam, juntos, mais de 660 mil s desde que foram publicados. "A P&T é um espaço digital que tem um caráter de tecnologia aplicada, com informação voltada para o produtor", diz Daniel Gomes, editor responsável pela publicação e diretor geral da APTA Regional. "A Revista sempre teve uma demanda altíssima e se tornou um espaço de referência na busca por informação no setor do agro", complementa. De acordo com ele, a P&T teve mais de 1 milhão de visualizações no último levantamento anual, feito em 2018.
Campeão de os, o pesquisador José Antonio Alberto da Silva, que atua na APTA Regional de Colina, teve dois artigos entre os cinco mais baixados da Revista. Em primeiro lugar, com 323.389 s (levantamento feito no último dia 02 de fevereiro), seu artigo 'Quem é quem na família das anonáceas', traçou o perfil dessa família de plantas de importância econômica para SP e o Brasil e esclareceu algumas dúvidas que às vezes surgem na hora de identificar seus membros, como a fruta-do-conde e da condessa, cherimoia, atemoia, graviola e biribá.
Detentor da "medalha de bronze" entre os mais buscados (80.204 s), o outro artigo de Silva, "Verdades e Mitos da Fruticultura", abordou os fundamentos científicos -- ou a ausência deles -- em anedotas do folclore brasileiro envolvendo o cultivo e consumo de frutas. Desde a famosa lenda da manga com leite até outras menos conhecidas, como a necessidade de fincar pregos na jabuticabeira para que produza frutos, o artigo aborda essa rica relação entre fruticultura e cultura popular.
E se o assunto são os mitos alimentares, o segundo artigo mais baixado da Revista (155.160 vezes) abordou um dos mais debatidos. Em "Ovo e o mito do colesterol!", a pesquisadora Carla Pizzolante, hoje no Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), desconstrói a má fama por vezes atribuída a esse alimento e faz uma defesa de seu importante papel nutricional.
Em quarto lugar no número de s (52.512), "Espécies de leguminosas utilizadas como adubo verde" é uma verdadeira aula sobre as principais espécies de plantas utilizadas na adubação verde. Particularmente importante para os cultivos orgânicos, a técnica tem a finalidade de preservação ou restauração dos teores de matéria orgânica e de nutrientes dos solos. O artigo é de autoria do pesquisador da APTA Regional de Andradina Gustavo Pavan Mateus, em colaboração com a pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC-APTA) Elaine Wutke.
Fechando a lista, o pesquisador Eduardo Suguino, hoje no IAC, recebeu, em nome da equipe de colaboradores, o prêmio pelo quinto artigo mais baixado da P&T, "A cultura da jabuticabeira". De grande utilidade para produtores e amantes da fruta, o artigo - que teve 50.156 s - traz muita informação sobre a planta e seu cultivo, como identificação botânica, clima e solo adequados, métodos de propagação, principais pragas e doenças e importância econômica.
Para o editor da publicação, os trabalhos premiados mereceram a atenção recebida por tratarem de temas pelos quais a população mantém renovado interesse. "Esses trabalhos foram os mais buscados, acredito que por serem temas e dúvidas correntes dentre o público geral e que frequentemente não eram sanadas", aponta Gomes. "Tem muita gente que quer saber sobre isso!", finaliza.
Depois de um hiato de cerca de três anos, a P&T retoma suas atividades em 2022, voltando a publicar novos trabalhos, de qualidade reconhecida e sempre alinhados com as demandas do produtor rural e da sociedade. Para consultar o arquivo completo, basta ar o site da publicação.
*Gustavo Almeida - Assessoria de Imprensa - APTA - [email protected]/[email protected]