Mapeamento conduzido pelo Projeto Meios¹ com dados por municípios, revela o mapa da produção de abacates no Brasil em 2018. Por Estado, os maiores produtores de abacate figuram no Estado de São Paulo, acompanhado por Minas Gerais e Paraná. 4to4z
Segundo a pesquisa de Produção Agrícola Municipal (PAM) do IBGE de 2018 o Brasil produziu mais de 235 mil toneladas da fruta. A tendência é de crescimento com a alta cotação e a ascendente demanda mundial. O abacate além do seu valor nutricional representa uma fatia significativa dos empregos no campo, segundo o IBGE o cultivo de Abacate representa seis milhões de empregos diretos ou 27% dos empregos na produção agrícola.
A abacaticultura, assim chamada a cultura permanente de abacate também permite o cultivo consorciado, alternativa para agricultores com atividades já estabelecidas. Em Minas, em pesquisas conduzidas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), há registros positivos de consórcio entre abacate e café, trigo, arroz, milho e até feijão. ?Até o décimo ano é possível conduzir duas culturas conjuntas. Depois, é preciso definir qual será a principal?.
Conheça algumas variedades de abacate:
? Avocado: possui alto teor de gordura, é ideal para preparo de guacamole ? prato típico da culinária mexicana. Quando maduro, fica com a casca escura
? Breda: tem teor médio de óleos, sendo uma das variedades mais populares no Brasil
? Fortuna: tem polpa adocicada e médio teor de óleo, tornando-se boa opção para ser consumido in natura
? Geada: possui grande quantidade de polpa e baixo teor de gordura. É indicado para preparo de cremes
? Margarida: é bom para saladas, em função do médio teor de gorduras presente na polpa
? Ouro verde: é ideal para cremes, sobremesas e sucos, pois possui médio teor de gorduras
? Quintal: tem polpa cremosa, ideal para sucos e smoothies (bebida espessa e cremosa)
? Veja os benefícios do abacate: https://www.youtube.com/watch?time_continue=107&v=UF35bepEXVU&feature=emb_logo
1 ? O Projeto Meios é uma organização de divulgação científica e consultoria, coordenada pelo Geógrafo pesquisador Esp. em Geoprocessamento Vitor Camacho.
Atuamos no compartilhamento de informações e opiniões, utilizando dos recursos digitais mais atuais e muitos mapas (geotecnologias). Estamos nas mais diversas áreas como: planejamento, meio ambiente, sociedade, agroecologia, biologia, geografia, geopolítica, arquitetura e geotecnologias.
Nosso contato é projetomeios@gmail.com e mídias sociais: @projetomeios (Facebook, Instagram e Twitter)