As lavouras temporárias como de melões e melancias apresentam grande importância econômica e vem crescendo ano a ano no Brasil. No ano de 2020, foram cultivados mais de 22 mil hectares, com diferentes cultivares de melão 3m26s
Conheça mais sobre o mercado - Conforme Matheus Scarpat, Gerente de Mercado da ISLA, existem dois polos importantes de produção de melões no Nordeste do Brasil. Um deles é o mercado de exportação, com polo principal na região de Mossoró, no Rio Grande do Norte, que também atende o mercado interno, com produtos de classificação específica. A segunda área importante de produção de melões é localizada no Vale do São Francisco, onde praticamente 100% dos frutos são para mercado interno, distribuído de Norte a Sul do país. 721k3t
A região Nordeste é a maior produtora de melões no Brasil, estima-se que mais de 90% dos melões produzidos aqui estejam na região Nordeste. Tendo o clima como seu aliado, os frutos produzidos na região têm melhor sabor e grau brix. Grande parte dessa produção está concentrada nos estados do RN e CE e também com área importante no estado da Bahia, região do Vale do São Francisco e Pernambuco.
Conforme o IBGE, na Safra de 2019 Mossoró teve um crescimento de 14% se comparado ao ano anterior, com um total de 216,9 mil toneladas, safra recorde registrada desde o início dos registros em 1978, o que coloca o município como maior produtor nacional e com 60% da produção e também assegura o RN como maior estado produtor com 356,7 mil toneladas.
Ranking dos municípios e sua produção em 2019, conforme dados do IBGE: 1t52c
- Mossoró RN ? 216.900 toneladas
- Tibau RN ? 61.600 toneladas
- Inajá PE ? 25.500 toneladas
- Aracati CE ? 22.546 toneladas
- Icapuí CE ? 21.606 toneladas
- Apodi RN ? 21.000 toneladas
- Ribeira do Amparo RN ? 20.925 toneladas
- Baraúna RN ? 16.500 toneladas
- Juazeiro BA ? 16.199 toneladas
- Quixeré CE ? 15.750 toneladas
Atualmente, o mercado de melões para exportação vem com grandes perspectivas de crescimento, principalmente depois da abertura do mercado chines.
O Melão é a primeira fruta fresca exportada para a China, sendo que as exportações começaram no segundo semestre de 2020.
No mercado interno, o consumo de melão também vem crescendo, atualmente, em média o brasileiro consome em torno de 56 kg per capita/ano, em países desenvolvidos esse número pode ultraar 120 kg per capita/ano, com a grande exigência na qualidade dos frutos para exportação, fez com a qualidade do melão comercializado dentro do nosso país também evoluísse e com isso o consumidor vem se beneficiando com melões de alta qualidade em todo território brasileiro. Os tipos de melão mais plantados são o Amarelo, Cantaloupe, Pele de Sapo, Orange, entre outros com menor demanda.
Conheça as cultivares de alto desempenho para sua lavoura: 5y6e3t
Melão Híbrido Rock - Ótima aceitação comercial:
? Rendilhamento fechado;
? Boa conservação pós-colheita;
? Variedade diferenciada tipo Cantaloupe;
? Frutos de ótimo vigor, muito firmes e com casca resistente, ideal para mercados distantes.
Melão Híbrido Louro Amarelo - Excelente sanidade e rusticidade de rama:
? Fruto ovalado, casca lisa de cor amarelo ouro;
? Variedade de ótima produtividade;
? Ramas de excelente sanidade e rusticidade;
? Frutos ovalados, casca lisa de coloração amarela, polpa de textura consistente e adocicada;
? Variedade de ótima pós-colheita, ideal para transportes de longas distâncias.
Melão Híbrido Favo Amarelo - Variedade de excelente produtividade:
? Ramas muito vigorosas e rústicas;
? Frutos firmes, ovalados, com casca rugosa de coloração amarelo dourado;
? Variedade de bom pós-colheita, ideal para transportes de longas distâncias.
Melão Híbrido Pingo de Mel - Frutos de boa uniformidade:
? Rendilhado muito fechado comparado a outras variedades do segmento cantaloupe;
? Excelente coloração de polpa, alaranjada e muito adocicada;
? Sabor e aroma são destaques muito interessantes;
? Cor de casca atrativa ao consumidor final.
Se você quer compartilhar sua experiência no cultivo de melões ou questionar algo sobre manejo e condução das lavouras, escreva para nosso e-mail canaldohorticultor@isla.com.br. Aproveite e nos marque nas suas redes sociais, com a hashtag #canaldohorticultor para que possamos acompanhar e repostar sua produção. *Canal do Horticultor