Chapecó sedia 1º Simpósio Brasil Sul de Fruticultura
Evento integra a programação da Semana Sebrae da Ciência e Tecnologia no oeste catarinense

O 1º Simpósio Brasil Sul de Fruticultura, programado para os dias 21 e 22 de outubro, no Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves, em Chapecó, integrará a programação da Semana Sebrae da Ciência e Tecnologia, que ocorre no período de 19 a 25 de outubro. O evento é promovido pelo SEBRAE/SC, ACACITRUS, AEAGRO, EPAGRI, EMATER/RS, UNOESC, UNOCHAPECÓ, UFFS e UTFPR - Campus Pato Branco.
A iniciativa é gratuita e contempla palestras, apresentações de resumos e exposição de produtos ligados ao segmento. "O simpósio contará com renomados profissionais e especialistas da área para abordar técnicas sobre cultivo e qualidade na produção, aspectos econômicos da fruticultura e sua importância regional, manejo de doenças, entre outros aspectos, visando estimular ainda mais os produtores na expansão de uma fruticultura de alto nível tecnológico", destaca o engenheiro agrônomo e coordenador geral do evento Daniel Borsoi.
O coordenador regional oeste do Sebrae/SC Enio Albérto Parmeggiani ressalta a importância da cadeia produtiva, das oportunidades de mercado e da vocação do solo para a produção de frutas. "A realização deste evento representa um o importante para divulgar e explorar as potencialidades da região neste segmento de mercado que vem crescendo em função da demanda por uma vida mais saudável".
A programação do 1º Simpósio Brasil Sul de Fruticultura inicia nesta quarta-feira (21) e inclui abertura, às 8h30, seguida pela palestra "Situação da fruticultura em Santa Catarina", conduzida pelo mestre em Agronomia Gilberto Luiz Curti. Na sequência, o engenheiro agrônomo Claudiomar Fischer abordará as "Potencialidades e espécie para a região" e a doutora em Agronomia Doralice Fischer falará sobre "Pequenas frutas".
No período da tarde, a programação contempla as palestras "Cultivo protegido da videira" com o doutor em Biologia Vegetal Henrique Pessoa dos Santos, "Novas variedades de uva" com o mestre em Agronomia Nelson Pires Feldberg, "Apresentação de pósters" com o engenheiro agrônomo Daniel Borsoi, "Manejo de doenças folhares - videira" conduzida pelo Dr. em Agronomia Idemir Citadin e "Certificação orgânica em citrus" com o mestre em agroecossistemas Eduardo Amaral, juntamente com o vice-presidente da Ecocitrus de Montenegro/SC Ernesto Kasper.
Na quinta-feira (22), as atividades retomam às 8h30 com apresentações sobre "Novas variedades de citrus" com o doutor em Produção Vegetal Sergio Francisco Schwarz; "Manejo da pinta preta e podridão floral dos citrus" com o especialista em Entomologia Gilberto Tozatti; "Nogueira-peça" com o engenheiro agrônomo Júlio Medeiros; e "Mercado agroindustrialização" com a especialista em Gestão da Segurança dos Alimentos Elisiane Casaril e com o citricultor Leodir Scheibel.
Após o almoço, a programação inclui "Apresentação de pósters" com o engenheiro agrônomo Daniel Borsoi; "Manejo do bananal" com o mestre em Fitotcnia Ricardo José Zimmermann de Negreiros; "Fruticultura/agrofloresta" com a doutora em Recursos Genéticos Vegetais Nicole Rodrigues Vicente; "Indicação geográfica" com o engenheiro agrônomo José Carlos Ramos; e por fim, "Rastreabilidade" com o mestre em engenharia ambiental Altamiro Moraes Mattos Filho e o engenheiro agrônomo doutor Alexandre Hoffmann.
APOIO - O evento conta com o apoio da RIC TV Record, SICREDI, SICOOB Maxicrédito, Cressol Chapecó, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Educação, Governo Federal do Brasil, CIDASC, APACO, Prefeitura Municipal de Chapecó, Governo do Estado, SC Rural, UNEAGRO/SC, UNITAGRI, Instituto SAGA e AMOSC.
SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA - A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorre em todo o território nacional de 19 a 25 de outubro. O objetivo é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia. Neste ano, o evento traz como tema "Luz, ciência e vida". A escolha do tema está baseada na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.
SERVIÇO: Evento: 1º Simpósio Brasil Sul de Fruticultura
Data: Dias 21 e 22/10 - Local: Parque Trancredo Neves - Efapi
Informações: 49 8811 7466 e 49 3323 8942 com Daniel Borsoi