Artigo sobre uso de nanocápsulas de fungicidas na prevenção da podridão da maçã é publicado pela Food Chemistry 615f2r
A engenheira química Gabriela Antonioli apresentou sua dissertação de Mestrado na Universidade de Caxias do Sul, com o trabalho Desenvolvimento de nanocápsulas de poliácido lático contendo óleo essencial de capim-limão e avaliação contra fungos fitopatogênicos, no dia 1º de novembro de 2019. Com a orientação dos professores Thiago Barcellos da Silva e Gabriel Fernandes Pauletti (coorientador), seu projeto de Mestrado se insere no contexto da busca de novas tecnologias ambientalmente confiáveis que contribuam para a produção de alimentos mais saudáveis.
Segundo o professor Thiago Barcelos, um dos autores do artigo publicado pela Food Chemistry, ?como estamos em uma região grande produtora de frutas, inclusive de maçã, acreditamos que esta tecnologia, cujo o pedido de patente já foi depositado, pode trazer benefícios aos produtores, e não só aos produtores de maçã, pois acredita-se que esse modelo pode ser utilizado em outros cultivares com resultados positivos também?.
O professor Matheus Parmegiani Jahn, coordenador de Pesquisa da UCS, destaca o potencial de aplicabilidade da pesquisa, que pode evoluir para um possível serviço tecnológico a ser oferecido aos produtores da região. ?Esse é mais um exemplo da aplicação da Ciência, transformando conhecimento científico em solução tecnológica para os problemas reais da sociedade. Podemos dizer que é a UCS cumprindo a sua missão institucional?, conclui. *Área de Imprensa e Mídias Digitais/Assessoria de Comunicação